Siga-nos

Serra da Macaca

24/11/2024

Sobre o roteiro

Serra emblemática para os Motociclistas, a mistura perfeita da estrada  com a natureza!

 

A Serra da Macaca, como é chamada, é um trecho da SP-139 (Rodovia Neguinho Fogaça), que liga a cidade de São Miguel Arcanjo – SP à idade de Sete Barras – SP.

 

A estrada foi pavimentada em 2015, antes era inteiramente de terra. À Partir de sua pavimentação a serra passou a atrair muitos turistas.

 

Como o trecho da via corta o Parque Carlos Botelho entre os km 45 ao km 78 da SP-139, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) precisou de licenças da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cestesb).

 

A pavimentação foi toda projetada para ser ecológica, ou seja, mantendo permeabilidade do solo, além de passarelas suspensas e subterrâneas para o transito dos animais.

 

Tudo isso porque a estrada corta o Parque Estadual Carlos Botelho. O Parque Estadual Carlos Botelho é uma unidade de conservação. Ele foi criado em 1982 com o objetivo de preservar uma das últimas áreas significativas de Mata Atlântica no estado. O parque possui uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda e o muriqui-do-sul, o maior primata das Américas.

 

Além da importância para a conservação da biodiversidade, o Parque Estadual Carlos Botelho também oferece oportunidades para atividades recreativas, como trilhas ecológicas, observação de aves, camping e educação ambiental. Suas trilhas proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar a rica vegetação da Mata Atlântica e desfrutar de belas paisagens naturais.

 

O parque é uma excelente opção para quem busca entrar em contato com a natureza e apreciar sua beleza, além de contribuir para a conservação de um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.

 

Qual a extensão da Estrada da Serra da Macaca? São 33 km de muitas curvas e natureza. Caso o trajeto fique cansativo você pode parar em muitas das áreas de descanso, umas até com mesas de piquenique.

 

Onde Comer?

 

Nós recomendamos o Bolinho de Frango da Rose, além de ser seguro e tranquilo, tem totem da rota para fotos e ainda o famoso bolinho de frango com massa de milho: https://maps.app.goo.gl/3pXd9FjTUkdWvkw19

 

Quais os Pontos de Parada?

 

– Casa do Bolinho de Frango da Rose: https://maps.app.goo.gl/3pXd9FjTUkdWvkw19

– Posto com Letreiro da Serra: https://maps.app.goo.gl/sdPz3y2JHxNnxoeU8

– Portal “de cima”do Parque Estadual Carlos Botelho:

https://maps.app.goo.gl/WVQzKPd7BEKrKWsx7

– Portal “de baixo” do Parque Estadual Carlos Botelho:

https://maps.app.goo.gl/rKPZg5jYeSeywMRy5

– Mirante da Serra da Macaca: https://maps.app.goo.gl/ZuVBpAUgsmvdNwts7

Conheça a rota

Voltar